Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2010

RELATO DE PROJETO COM AS TECNOLOGIAS

Como professora do CEM Felix Camoa, pude vivenciar de perto o envolvimento dos meus alunos na prática do projeto de Educação Ambiental que objetiva proporcionar ao aluno a compreensão de que Educação Ambiental Escolar é um processo participativo, em que o educador orienta, e o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, tanto no ambiente escolar como na sociedade, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, desenvolvendo uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. Com base no objetivo acima citado, utilizei o livro didático de LEM-Inglês, unit 18 para contextualizar o conteúdo, visto que tem ligação direta com nosso projeto. Orientei aos alunos que fizessem uso das estratégia de leitura: skimming, scanner and prediction. Para responder as seguintes questões: Qual é o tema do t

Currículo e Tecnologias

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao Currículo Currículo é um processo que norteiam trabalhos pedagógicos de uma escola, da vida escolar do aluno ou de uma carreira. As contribuições são significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com a tecnologia. Fazendo a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias. O currículo contempla os conteúdos científicos, representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos. A contribuição das tecnologias no currículo permite novas práticas pedagógicas principalmente se tiver intencionalidade, dentro do que ser quer alcançar. Para integrar as tecnologias no currículo é necessário a implantação nas escolas do laboratório de informát

Pensando sobre as possíveis mudanças na forma de o aluno aprender

Atividade 4.1 CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC Nome do cursista: Marilene Pereira Guimarães Tutora: Rejane Atividade 4.1 Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar, e que exige uma contextualização por parte do professor, para que haja uma receptividade por parte do aluno, o professor é disseminador de conhecimento, logo, deve mostrar-se capaz de enfrentar esta realidade que já não é uma novidade para nossos alunos, mas para nós às vezes é. O professor deve se render e reconhecer o seu despreparo procurando fazer uma aliança às novas tecnologias para que a educação seja realmente de qualidade. Uma vez que o professor se rende a esse processo, observa-se a evolução no ensino-aprendizagem, essas mudanças fazem com que o aluno tenha um aprendizado significativo e não mecânico, porque é visível o fascínio do aluno em aprender com as