Projeto Interdisciplinar Meio Ambiente e Sustentabilidade

Meio Ambiente - Sustentabilidade
15.09.2010
Autoras:
ELIANA OLIVEIRA
MARILENE P. GUIMARÃES
ROSILDE AIRES
EVANICE MATOS


Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia/Biologia/Língua Inglesa Questões ambientais, sociais e econômicas.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender e buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o à analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
• Perceber que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital as demais espécies que existem no planeta merecem respeito. Manter a manutenção da biodiversidade é fundamental para a sobrevivência;
• Planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
• Compreender que a escola é um local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que na escola se faz ou se diz ou se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova..
• Considerar a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento básico sobre preservação do Meio Ambiente, sustentabilidade reciclagem.
Estratégias e recursos da aula
A fundamentação teórico/prática das aulas ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais.
Os conteúdos trabalhados serão necessários para o entendimento dos problemas e, a partir da coleta de dados, à elaboração de pequenos projetos de intervenção.
Considerando a Educação Ambiental um processo contínuo e cíclico, o método utilizado pelo Projeto de Educação Ambiental Porto Nacional desenvolver ações que possibilitem os alunos a aprender na prática a preservar o meio ambiente.


PRINCÍPIOS GERAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
•Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;
•Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
•Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;
•Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
• Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.

Aula 01/- Problematização

Será realizado um levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.) trabalho realizado pelos professores de Geografia, Inglês e Biologia;
Levantamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas relacionados à preservação ambiental;
Acompanhamento de projetos específicos nas escolas que serão desenvolvidos pelos professores (horta comunitária, reciclagem de lixo, bacia hidrográfica como unidade de estudo, trilhas ecológicas, plantio de árvores, recuperação de nascentes, etc. ...);

Aula 02
Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de palestras com finalidade de sensibilizar os alunos e equipe interna da escola sobre as questões ambientais;
Após a sondagem de campo e a palestra os alunos deverão desenvolver campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis, imprensa falada e escrita, distribuição de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;

Aula 03
Promover a integração entre as organizações que trabalham nas diversas dimensões da cidadania, com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivar a implementação dos direitos de cidadania no cotidiano da população.
Ao implementar aulas de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.
Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência, tornando-se, mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.

Aula 04/05
Divida as turmas em grupos e oriente-os a buscar desenvolver as seguintes atividades

Acompanhamento nas atividades de coleta e separação do lixo trazido pelos alunos;
• Entrevista na rádio Tocantins sobre Legislação Ambiental;
•Reunião com o Comandante do Corpo de Bombeiros para esclarecimento dos impactos e queimados em nosso Estado;
• Divulgação do projeto “Lixo não perdido, Lucro garantido” na rádio Tocantins e no Jornal do Tocantins;
•Acompanhamos um grupo de alunos, onde os mesmos realizaram o plantio de mudas nativas;
• Elaboração do panfleto sobre o projeto “RECYCLE”;
.Entrevista com o Secretario de Meio Ambiente para discutir sobre uma suposta Cooperativa dos catadores de lixo reciclável;
•Visita nas escolas convidando-as para participarem do Ciclo de Palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente;

Professor lembre-se que é um conteúdo interdisciplinar e deverão trabalhar em aulas diferentes Geografia, Biologia e Língua Inglesa, porém os professores constantemente em contato para direcionarem os trabalhos sem chocarem as atividades desenvolvidas.
Professor peça a seus alunos para visitarem o endereço abaixo para leituras complementares
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=6&Editoria=2&SubEditoria=3&Ver=1
www.ecolnews.com.br/lixo.htm

Deverá acontecer a integração na sala de aula nas três disciplinas e consequentemente repasse através de discussão com todos os alunos. Desse modo os alunos estarão inteirados dos assuntos desenvolvidos pelos grupos dos colegas.

Aula 06
Os alunos deverão produzir slides com fotos coletadas nas pesquisas campo e com os conhecimentos adquiridos em Inglês. Os mesmos devem utilizar com som de fundo uma canção inglesa que fale sobre Meio Ambiente.
Socialização dos trabalhos

Recursos Complementares

http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=6&Editoria=2&SubEditoria=3&Ver=1 acessado 14/09/2010.
www.ecolnews.com.br/lixo.htm
acessado 14/09/2010.


Avaliação
A avaliação será cumulativa e continua durante o desenvolvimento de todas as atividades com orientações e acompanhamento detalhado dos professores responsáveis pelas três disciplinas: Geografia/Biologia/Língua Inglesa. Será solicitado aos alunos relatórios periódicos de todas as atividades desenvolvidas e socializadas através das discussões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Feira de Empreendedorismo - "Empresários por um dia"

HIPERTEXTO X HIPERLINK

Planejando atividade com material digital