Postagens

Mostrando postagens de 2012

Morte e Vida Severina - adaptação 33.05

Objetivando desenvolver no aluno a capacidade de refletir, imaginar, criar, atribuir valor, criticar, desenvolver a consciência e cultural, aproximando-o da pesquisa, das novas tecnologias e colocando-o como ator no processo de ensino-aprendizagem, esta  ação do projeto Valorização e Preservação do Patrimônio Escolar, vem contribuir com uma aprendizagem significativa. Segundo Gabriel Perissé, “precisamos compreender (e praticar) a leitura como uma arte para, depois, pragmaticamente, despertarmos o prazer da leitura entre os alunos. Precisamos compreender como se ler e o que há de mais fantástico na leitura para reeducarmos leitores fracassados e fazê-los alcançar a leitura eficaz. Precisamos compreender cientificamente o ato da leitura para orientarmos as famílias, lugar natural em que nasce o amor ao livro, à língua e o desejo de ler, a um preço justo.” (Perissé, 2011. p.83).

S - O – L - E - T – R – A – N – D – O

Imagem
CENTRO DE ENSINO MÉDIO FELIX CAMOA Língua Portuguesa: Profª: Marilene P. Guimarães Turma: 33.03 Objetivos Aumentar o vocabulário. Despertar o interesse pela Língua Portuguesa. Proporcionar melhor compreensão das dificuldades ortográficas e escrita das palavras dos nossos alunos de forma lúdica e descontraída.           A soletração pode trazer muitos benefícios aos educandos, apesar de estar sendo substituída pelos dicionários e os corretores ortográficos do computador. Além da produção de texto e leitura o exercício de soletrar é fundamental para um aprendizado significativo. É importante para o aluno saber, e se familiarizar com as palavras mais usuais do dia a dia para no momento da escrita não cometer erros de ortografia. Saberem diferenciar as palavras parônimas, ou seja, palavra com o mesmo som, mas com grafias diferentes. (na hora da escrita). Diferenciar a forma de escrever da forma de falar.

Capacitação de Língua Inglesa DRE- Porto Nacional

Imagem
  Praticar a Língua Inglesa de forma lúdica é um dos objetivos do workshop ministrado no dia 27 de agosto no auditório da Diretoria Regional de Ensino ( DRE). O workshop foi ministrado por consultoras da Embaixada Americana, com a participação de todos os professores da área de Língua Inglesa da regional de Porto Nacional. Praticamos conhecimentos através de diversas atividades lúdicas propostas no livro, que recebemos da Embaixada. Sob organização da assessora de Língua Inglesa da Diretoria, Leila Melquíades Vieira da Silva, a capacitação foi um sucesso, praticamos a língua em diversos níveis, com metodologias que podemos aplicar com a certeza de alcançar os objetivos propostos das aulas.

O Gondoleiro do Amor - Castro Alves

No dia 18 de maio de dois mil e doze, Dia Temático com o tema “A importância da leitura”, os alunos dos segundos anos 23.01 / 23.02 e 23.04, apresentaram vídeos produzidos no Movie Maker com poemas de Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo e Lord Byron traduzido por Castro Alves conteúdo da Segunda Fase do Romantismo. Os alunos foram orientados pela professora Marilene Guimarães a escolher imagens que melhor representasse cada verso dos poemas: Se eu morresse amanhã de Alvares de Azevedo, Meus oito anos de Casimiro de Abreu e outros do livro didático para realização do trabalho. Os critérios de avaliação foram fidelidade ao tema proposto, imagens condizentes com os versos, música romântica de fundo, legendas dos versos, recital e bibliografia. Este vídeo foi destaque na turma do 23.01.

Dia D' da Leitura

Imagem
CENTRO DE ENSINO MÉDIO FÉLIX CAMOA Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Marilene Guimarães No dia 18 de maio de dois mil e doze, Dia Temático com o tema “A importância da leitura”, os alunos dos segundos anos 23.01 / 23.02 e 23.04, apresentaram vídeos produzidos no Movie Maker com poemas de Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo e Lord Byron traduzido por Castro Alves conteúdo da Segunda Fase do Romantismo. Os alunos foram orientados pela professora Marilene Guimarães a escolher imagens que melhor representasse cada verso dos poemas: Se eu morresse amanhã de Alvares de Azevedo, Meus oito anos de Casimiro de Abreu e outros do livro didático para realização do trabalho. Os critérios de avaliação foram fidelidade ao tema proposto, imagens condizentes com os versos, música romântica de fundo, legendas dos versos, recital e bibliografia. Os alunos compuseram cenário estilo exótico, com balões negros e morcegos cor predominante da fuga para as trevas condizente com o conteúdo,

INOCÊNCIA - O FILME

 http://youtu.be/6KlzfE0_mUA    Inocência (livro) é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d'Escragnolle Taunay , dividido em 30 capítulos - que são introduzidos por uma citação - mais um epílogo . [1] Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-matogrossense ( sertão ), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal . [2] Como o Romantismo estava em decadência na época em que a obra foi escrita, pode-se considerá-la de transição para o Naturalismo , devido a uma grande e infalível caracterização do homem como produto do meio, isto é, ele age de acordo com o tipo de vida que leva. [3]   (Wikipédia)

Alunos do CEM Félix Camoa Lançam Projeto: “A Minha Escola é Tudo de Bom!” na Feira de Ciência e Tecnologia - Escola sustentável e conservada.

Imagem
 Data: 13/04/2012 O Centro de Ensino Médio Félix Camoa, é referência nacional e o diferencial é que a escola contribuiu e contribui com a cidade de Porto Nacional com vários projetos que reflete na sociedade local. Segundo a gestora,Arlene Antunes, “a interação entre professores e alunos é a chave do sucesso”.Contamos com uma equipe de profissionais qualificados, reflexivos e com participação crítica, propiciados por um ambiente onde os profissionais dispõem de ferramentas tecnológicas que viabilizam o êxito das práticas pedagógicas, cujos reflexos são notáveis na formação dos alunos, nos exames de vestibulares e no mercado de trabalho junto à sociedade. A fim de manter a qualidade do ensino e da aprendizagem foi lançado o Projeto interdisciplinar: “A Minha Escola é Tudo de Bom!” na Feira de Ciência e Tecnologia que tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de refletir, imaginar, criar, atribuir valor, criticar, desenvolver a consciência sustentável, aproximan