Dia D' da Leitura

CENTRO DE ENSINO MÉDIO FÉLIX CAMOA Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Marilene Guimarães
No dia 18 de maio de dois mil e doze, Dia Temático com o tema “A importância da leitura”, os alunos dos segundos anos 23.01 / 23.02 e 23.04, apresentaram vídeos produzidos no Movie Maker com poemas de Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo e Lord Byron traduzido por Castro Alves conteúdo da Segunda Fase do Romantismo. Os alunos foram orientados pela professora Marilene Guimarães a escolher imagens que melhor representasse cada verso dos poemas: Se eu morresse amanhã de Alvares de Azevedo, Meus oito anos de Casimiro de Abreu e outros do livro didático para realização do trabalho. Os critérios de avaliação foram fidelidade ao tema proposto, imagens condizentes com os versos, música romântica de fundo, legendas dos versos, recital e bibliografia. Os alunos compuseram cenário estilo exótico, com balões negros e morcegos cor predominante da fuga para as trevas condizente com o conteúdo, cujo tema mais frequente é a morte. Os alunos do 23.01 decidiram substituir o teatro por um vídeo curta metragem baseado na obra de Álvares de Azevedo Noite na Taverna, em que narra valorização do mundo do sono, apresentando experiências excêntricas baseado no conteúdo da página 76 e 77 do livro didático, houve encenação no cemitério da Vila Nova, em que a aluna Lohrayne well, chora diante de uma tumba, quando o aluno Gabriel Bonnete representando o personagem Solfieri a observava e se encanta com a moça. Sem saber como aconteceu, adormece no cemitério e só acorda no dia seguinte, dando sequência a história. Os alunos do 23.3 encenaram a peça Romeu e Julieta baseado na obra de Shakespeare e no filme de Franco Zeffirelli, apresentado que é comum na literatura romântica que os intensos amores sejam transformados em esperanças de realização amorosa na eternidade. Recuperando o amor sagrado, determinado pelo destino. Os alunos do 23.04, não fizeram vídeos, memorizaram e recitaram poemas do mesmo tema e foram filmados pela professora. Os resultados esperados foram alcançados, os alunos produziram vídeos muito bons, respeitando as nornas estabelecidas houve o envolvimento de todos os alunos das referidas turmas. As atividades acima citadas tem como objetivo a aproximação dos alunos com as tecnologias, bem como a compreensão do contexto histórico do Romantismo observando que as paixões fazem parte da natureza humana e que são motivos de frequentes reflexões e é um dos temas mais importantes temas literários. Porto Nacional – To 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2018 – Projeto: Sou Monitor de Matemática