III Feira de Empreendedorismo - "Empresários por um dia"

“É fazendo que se aprende, aquilo que se deve aprender a fazer” Aristóteles
 
Escola Estadual Ana Macedo Maia
Rua 01 lote 01, 02, 03 – Setor Beira Rio – Porto Nacional - TO, CEP 77500-000
anamacedomaia@hotmail.com/33635131
Ação do Projeto: Sou monitor de matemática
Temática: Educação Empreendedora
A III Feira de Empreendedorismo na Escola Estadual Ana Macedo Maia aconteceu no dia 13 de setembro de dois mil e dezenove, a ação está contida no projeto: Sou Monitor de Matemática que além de serem trabalhados os objetos de conhecimentos das orientações para planejamento baseadas na BNCC/SEATO/SAEB, também são abordados os seguintes temas transversais: Educação Empreendedora, Educação Financeira e Educação Fiscal, formando o aluno para o mundo do trabalho, com projetos de vida e exercendo a cidadania.
Por meio deste projeto, a escola foi vencedora estadual do Prêmio SEBRAE – Educação Empreendedora na categoria Ensino fundamental do 6º ao 9º ano, concorrendo com 21 escolas no total.
. Esta ação faz parte do Projeto: Sou Monitor de Matemática, na qual fomos convidados para a Cerimônia de Premiação Nacional que acontecerá nos dias  08 e 09 de outubro em Florianópolis/SC, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE. Acreditamos que este tipo de trabalho é de extrema importância na formação de nossos alunos, pois os prepara para serem agentes transformadores e protagonistas de sucesso no mundo do trabalho futuramente, sendo capazes de modificar o meio em que vivem, bem como de seus pais.
Atendendo a sugestões de alguns pais a feira foi aberta à comunidade local e diante da demanda realizamos a III edição da Feira em frente à Unidade Escolar. O trabalho visa mostrar aos alunos como a matemática está presente no nosso dia a dia, mais especificamente na produção de doces, salgados e sucos, revisando os conteúdos de medidas de massa (g/kg) e temperatura °C. Conversão de horas para minutos e minutos em segundos. Capital inicial. Despesa. Lucro. Porcentagem, descontos, acréscimos e sistema monetário: troco.
Foram formadas 16 “mine empresas”, que fizeram planejamento empresarial, com pesquisa de preços da matéria prima, descontos, estimativa de vendas, estimativa de lucro, escolha dos produtos a serem comercializados, condições de higiene, e oficina de marketing digital com capas para Facebook e Instagram no aplicativo Canva para a divulgação do evento nas redes sociais. Foram orientados também a produzirem os cardápios em formato macro para melhor visualização pelos clientes. Produções e apresentações de paródias acompanhadas de play back no evento no momento do marketing.
.Na montagem dos stands de vendas houve a participação dos alunos, pais e equipe da Unidade Escolar, na ornamentação dos layout com os nomes das seguintes “empresas”: Cantinho das delícias, Mundo dos Sabores, Parada do Sabor, Cowboy Lanches, Delicious Roast, Fast Food, Economia A.M.M, Master Lanches, Lanchonete das Amigas, Jovens Empreendedores, Bom Appétit, Curral Country, Snack, Q-Sabor, Fantastic Snack, Top Lanches.
Os pais tiveram uma participação proativa em todos os aspectos na realização do evento. Que teve inicio com as boas vindas a todos com o Cerimonialista Everaldo Ramos, houve a composição da mesa com as autoridades presente. Momento de oração, louvores e apresentações musicais de alunos e ex-alunos da UE.
Houve o comparecimento expressivo da comunidade local que interagiu com o momento lúdico, consumindo os produtos ofertados pelos alunos demonstrando satisfação com o evento realizado e parabenizando a iniciativa dos organizadores. No final do evento os alunos foram conduzidos para o fechamento do caixa e a divisão dos lucros acompanhados por um professor da equipe ficando cada um com a parte que lhe coube. Os alunos ficaram satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos.



Depoimento sobre a III Feira de Empreendedorismo.
Aluna consumidora: Iasmim Ramalho Lopes da Costa. Série: 72:02
"A Feira foi muito boa, antes de acontecer a feira os meninos fizeram os cardápios com o que teria de deliciosos nas “empresas”. A feira aconteceu no dia 13 de setembro, começou às 16 horas, quando eu cheguei achei muito legal, havia várias barraquinhas com vários tipos de comidas. Ah! Gostei também das paródias que fizeram parte do Momento do Marketing para atrair pessoas para que comprassem nas “empresas” deles.
O evento foi muito organizado, teve o momento de louvor e outros. Nas “empresas” tinham muitas opções de comida como: bombom, mousses, pasteis, bolos, sucos e outros. Alguns alunos do CPM militar, Felix Camoa e do IFTO também estavam aproveitando a feira. Os alunos da minha escola me surpreenderam, pois gostei muito da feira, eu comi várias coisas gostosas. A professora Marilene teve essa ideia maravilhosa, estou ansiosa para que chegue logo minha vez, pois ano que vem já estarei cursando a 8º ano. Nossa escola já ganhou prêmio com esse trabalho, agente aprende a comprar produtos bons e baratos para que nosso dinheiro renda mais. Posso dizer que a feira foi incrível."

                                                                 


















Ainda nos preparativos...





Autoridades presente e objetivos do projeto


                                                   Hino Nacional com a Banda Municipal







Momento da produção 
dos produtos com participação dos pais.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HIPERTEXTO X HIPERLINK

Planejando atividade com material digital