CENTRO DE ENSINO MÉDIO FELIX CAMOA

Projeto e ações

Visando um aprendizado significativo direcionados à prática, os alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio do CEM Félix Camoa foram direcionados a uma aula campo no dia treze do mês de novembro de dois mil e dez, na Orla e Praia de Porto Real em Nacional-To, para fazer coleta de lixo seletivo, e no dia três do mês de dezembro de dois mil e dez foi realizado uma palestra com parceria da COMSAÚDE direcionada pela coordenadoras Carleis e Maria Deuzélia, afim de desenvolver de ações referente ao projeto: Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, que objetiva integrar o educando às tecnologias analisando de maneira crítica as interações da sociedade com o meio ambiente, levando em consideração os aspectos históricos e geográficos e suas transformações como produto das relações socioeconômicas. Perceber que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital a manutenção da biodiversidade para a sobrevivência e proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e ao processo de preservação do meio ambiente. Envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, LEM-Inglês, Matemática, Química e Física tendo como foco os temas transversais: Educação financeira, Educação Fiscal, Educação Ambiental, a primeira, como forma de conscientizar os alunos de que a economia é uma das bases para ter equilíbrio financeiro uma vez que o consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente e contribuir para a sustentabilidade. A segunda em parceira com a primeira mostrando-os a importância de pedir a nota fiscal, contribuindo com o Estado, contribuindo com os cofres públicos, orientando-os como os impostos são distribuídos em forma de benefícios para a sociedade, melhorando o meio em que vivemos. A terceira como base das anteriores, possibilitando ao aluno historicizar a criação do Estado do Tocantins com foco na cidade de Porto Nacional, visando a paisagem de ontem e de hoje e consequências da ação indiscriminada do homem, baseando-se nos conteúdos curriculares pré determinados em Língua Portuguesa, História, Geografia, LEM-Inglês, Matemática, Química e Física baseados nos diferentes tipos de gêneros textuais (notícia, artigos de opinião, blogs, e-mail, reportagem, propaganda, entrevistas, poemas, música e instrucional (receitas de saladas típicas) colocando o aluno como atores e agente no processo de aprendizagem através de produção de vídeos de curta metragem com enfase na degradação do ambiente em que vivemos, produzidos e apresentados pelos alunos, focando a cidade de Porto Nacional . Para o desenvolvimento desse projeto foram utilizados os seguintes recursos Datashow, internet, BrOffice- Write, BrOffice-Calc, apresentações no BrOffice-Impress, Slideshare, google-docs, You tube, Wikpedia, câmeras fotográficas, filmadora, vídeos de educação fiscal, ambiental, financeira e sustentabilidade. Para desenvolver pesquisas, debates, entrevistas, propagandas do greenpeace, reportagens, documentários, produção de vídeos e imagens, produção de textos, coleta de lixo na praia, visita ao aterro sanitário, estudo e preservação do cerrado, levantamento das espécies em extinção. Observa-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada a educação ambiental, ocorreu uma relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar contribuindo para o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade. Como forma de divulgação das atividades desenvolvidas, foram utilizados You tube, blogs.

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