Educação Financeira na escola -

ESCOLA ESTADUAL ANA MACEDO MAIA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
Interdisciplinar: Matemática e redação
Professora: Marilene Pereira Guimarães

RELATÓRIO

Durante a Semana Nacional da Educação Financeira na escola, a professora Marilene Pereira Guimarães fez diversos trabalhos com seus aluno apresentando aos alunos que para a concretização dos sonhos é necessário esforço, motivação e autoconfiança. No dia 20 de maio no primeiro momento houve a exibição de vídeos sobre educação financeira – sobre como economizar e análise oral sobre cada situação exibida fazendo uma contextualização, a professora fez várias considerações ilustrando as situações dos vídeos com o cotidiano dos alunos. Os alunos das turmas 82:01 e 82:02, fizeram um trabalho interdisciplinar estudaram o gênero textual: Texto teatral e suas características e foram orientados pela professora a produzir um texto teatral com a temática – Quem economiza sempre tem, para dramatização em sala na aula de matemática.
Em seguida as turmas 92:03, 82:01 e 82:02 responderam o instrumento de pesquisa do programa de educação financeira nas escolas, no qual analisaram as contas de energia e água da escola, e os locais onde possa ter mais desperdício de água e energia nas dependências da Unidade Escolar, apontando uma porcentagem que eles consideram ideal para economizar e em que  poderia ser aplicado o valor economizado. Os alunos relataram tudo: Objetivo, justificativa e ações que podemos fazer para diminuir os gastos desnecessários. Produziram gráficos das contas de água e energia  e passaram de sala em sala, expondo seus trabalhos e orientando aos outros alunos das turmas a cuidarem melhor do patrimônio escolar, evitando jogar papeis no chão, riscar as carteiras e outros, pois essas também são formas de economizar. No dia 22 de maio, a professora realizou um seminário, sobre planejamento de vida e orçamento familiar e sugeriu aos alunos a extensão desse trabalho fosse até as residências dos mesmos envolvendo pais, responsáveis e todos que contribuem com a renda familiar.  As turmas se envolveram bastante com a temática apresentada pela professora. Em seguida foram orientados a produzir um projeto de futuro com o seguinte título: Meu projeto de vida é meu futuro. A professora passou um esboço de planejamento de vida na lousa e propôs que os alunos copiassem para facilitar na produção do planejamento. Que deve ser composto com metas bem definidas para a concretização dos sonhos a curto, médio e longo prazo, envolvendo mudanças de postura e comportamento enquanto estudante e conquistas de bens e serviços tanto para os alunos quanto para os familiares.
Na produção do orçamento familiar a professora relatou o que deveriam fazer: Somar a renda total de todos que contribuem com as despesas da família, fazer uma tabela contendo os valores das contas com – supermercado (comida, produtos de higiene e limpeza), TV à cabo, água, energia, telefone, farmácia, transporte (gasolina, passagem de ônibus), lazer, roupas e outros. Subtrair o valor da renda pelos gastos e estabelecer uma meta de redução de gastos para que haja economia e o calor economizado seja aplicado em uma poupança para posteriores realizações dos sonhos em curto, meio e longo prazo da família exemplos (seja uma reforma na casa ou comprar algum móvel, carro ou outros).


Fotos. Exibição de vídeos sobre Educação Financeira - Seminário, apresentação de gastos com contas de água e energia e sugestões de como economizar e analise contextualizada com o cotidiano dos alunos e
dramatizações.




 


Comentários

  1. Professora Marilene.
    Que belo trabalho ! não e à toa que a senhora ganhou o premio do Sebrae Educação Empreendedora. Paranéns. Assisti ontem com grande alegria a sua vitória. Vou recomendar sua matéria para o site da AEF-Brasil.
    Alessandra Camargo
    Embaixadora de Educação Financeira no Tocantins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! O mérito é todo dos nossos alunos. Basta sabermos conduzir e mediar o ensino que a aprendizagem é garantida, transformando informações em conhecimento descobrindo e despertando
      habilidades incríveis em nossos alunos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2018 – Projeto: Sou Monitor de Matemática