Feira de empreendedorismo
Escola Estadual Ana Macedo Maia
Rua 01 lote 01, 02, 03 – Setor Beira Rio – Porto Nacional - TO, CEP 77500-000
anamacedomaia@hotmail.com/33635131
Ação do Projeto: Sou monitor de matemática
Nos dias 08/11/12/13/14/15/18 e 28 de junho de 2018, a professora Marilene Pereira Guimarães da disciplina de matemática, apresentou aos alunos das turmas 82:01 e 82:02 da Escola Estadual Ana Macedo Maia, as ações a serem realizadas na feira de matemática, que seriam: Revisão dos conteúdos na prática, elaboração do planejamento empresarial, marketing empresarial, produção de paródias e culminância no dia 28/06/2018. A professora explicou aos alunos: O que é Empreendedorismo? E o que é Educação Financeira? Com os seguintes objetivos: Proporcionar aos alunos das referidas turmas a chance de serem “empresários por um dia”, estudando os temas transversais empreendedorismo e educação financeira na escola na prática, preparando-os para o mundo do trabalho futuramente. Oportunizar aos alunos consumidores a valorizarem o seu dinheiro de forma inteligente comprando produtos de qualidade pelo menor preço, abrindo espaço para a competitividade entre as “empresas fictícias”. Os alunos empresários puderam compreender como a matemática está presente no nosso dia a dia, mais especificamente na produção e vendas de doces, salgados e sucos, revisando os seguintes conteúdos: medidas de massa (g/kg). Capacidade (L/ml) e temperatura c°. Conversão de horas para minutos e minutos em segundos. Capital inicial. Despesa. Lucro. Porcentagem, descontos, acréscimos. Sistema monetário: troco. Nas aulas subsequentes, passou um esboço de um “planejamento empresarial” na lousa, com o intuito de antecipar os objetivos e metas que cada empresa necessita, com a proposta de que as turmas se dividissem em grupos de 06 pessoas para montar uma “empresa fictícia”, na qual, os componentes de cada grupo fossem sócios. A professora orientou que cada grupo elaborasse seu planejamento empresarial, contendo: Nome da “empresa”, nome dos sócios, capital inicial ( quanto cada um iria contribuir para a produção dos doces, salgados e sucos), estimativa de vendas ( quantidade de porções, estimativa de lucro por porções e total, quem vai fazer o quê?, condições de higiene e armazenamento dos produtos e organização do estande de vendas. Na aula do dia 14/06 os alunos empresários, confeccionaram cartazes fazendo o marketing de vendas para no dia 15/06. Os líderes de cada grupo, foram acompanhados pela professora de sala em sala da Unidade Escolar, apresentar suas “empresas” e os produtos que venderiam, convidando-os a comprarem. E no dia 18, cada grupo criou uma paródia propaganda, chamando os alunos consumidores a degustar de seus produtos, enfatizando a matemática no dia a dia na produção de doces, salgados e sucos, que foi apresentada na culminância da feira de matemática. Houve o envolvimento de todos da comunidade escolar, os pais dos alunos receberam convite e compareceram para prestigiar as “empresas fictícias” de seus filhos. Na montagem dos estandes todas as coordenadoras se envolveram de forma que os alunos empresários se sentiram mais confiantes em si mesmos. Ao final da feira a professora orientou os alunos empresários a fazerem o caixa em um ambiente reservado e com a ajuda das coordenadoras e da professora os “sócios”, saíram satisfeitos com o seu lucro. Em depoimento os alunos afirmaram que o trabalho foi ótimo e que houve aprendizagem significativa. Alguns pais também fizeram depoimentos por escrito sobre a atuação do projeto: Sou Monitor de Matemática.
Comentários
Postar um comentário