Currículo e Tecnologias

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao Currículo





Currículo é um processo que norteiam trabalhos pedagógicos de uma escola, da vida escolar do aluno ou de uma carreira. As contribuições são significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com a tecnologia. Fazendo a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias. O currículo contempla os conteúdos científicos, representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos.
A contribuição das tecnologias no currículo permite novas práticas pedagógicas principalmente se tiver intencionalidade, dentro do que ser quer alcançar.
Para integrar as tecnologias no currículo é necessário a implantação nas escolas do laboratório de informática, sala de vídeo, e outros dispositivos que venham contribuir com uma forma diferente de ensinar e aprender, bem como a manutenção dos equipamentos e curso de capacitação para os professores e também porque não aos alunos. É necessário que conste no projeto político da escola. Segundo Moran (2003, p. 41), “com a educação online os papéis do professor se multiplicam, diferenciam-se e complementam-se, exigindo uma grande capacidade de adaptação e criatividade diante de novas situações, propostas, atividades”. Assim, não há treinamento específico que possa dar conta de tamanha complexidade, sendo necessárias ações que se desenvolvam dentro de uma “perspectiva dialógica, percebendo os educadores como pesquisadores ativos e protagonistas da construção da sua competência professoral; enfim, como atores de suas etapas teórico-metodológicas” (OLIVEIRA, 2003, p.
104). Dito de outra forma, nós professores precisamos ter, para além de simples vivências, experiências significativas com a utilização das TICs, e a melhor forma de proporcionar esse tipo de experiência é pela nossa própria formação utilizando esses recursos na nossa capacitação.




Por: Marilene Pereira Guimarães

Comentários

  1. Marilene,

    Falamos muito em tecnologia mas, na verdade temos simples vivência como você coloca. É necessário não só uma capacitação como também inseri-la no nosso cotidiano escolar para nos apropiarmos melhor. Como dizem os sábios só se aprende fazendo.

    Abraços!

    Semone

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2018 – Projeto: Sou Monitor de Matemática