RELATO DE PROJETO COM AS TECNOLOGIAS

Como professora do CEM Felix Camoa, pude vivenciar de perto o envolvimento dos meus alunos na prática do projeto de Educação Ambiental que objetiva proporcionar ao aluno a compreensão de que Educação Ambiental Escolar é um processo participativo, em que o educador orienta, e o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, tanto no ambiente escolar como na sociedade, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, desenvolvendo uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. Com base no objetivo acima citado, utilizei o livro didático de LEM-Inglês, unit 18 para contextualizar o conteúdo, visto que tem ligação direta com nosso projeto. Orientei aos alunos que fizessem uso das estratégia de leitura: skimming, scanner and prediction. Para responder as seguintes questões: Qual é o tema do texto/ Qual o gênero textual do texto/ Qual é a fonte do texto. Em seguida pedi aos alunos que fizessem uma síntese do texto. Observando a empolgação dos mesmos com relação ao assunto. Resolvi elaborar um projeto interdisciplinar de educação ambiental, com as professoras Rosilde, Eliana Oliveira e Evanice. De modo que foi um sucesso. Compreendi que nos dias atuais, nós professores devemos entender a educação de qualidade como prática social transformadora e democrática, vinculando conteúdos de ensino à realidade tecnológica. O professor capacitado tecnologicamente busca planejar suas aulas permitindo o foco interdisciplinar. Proporcionando ao educando um aprendizado significativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETROSPECTIVA 2018 – Projeto: Sou Monitor de Matemática